PARESTESIA

O que é parestesia?

A parestesia se traduz em sensações desagradáveis, ocasionadas por irritações aos nervos periféricos sensitivos, os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são freqüentemente associados à dor e por um uma sensação de “formigamento” na área de atuação do nervo. Estudos definem parestesia como sensações estranhas, quando não há uma total perda de sensibilidade, sendo reconhecidas por qualquer pessoa que já recebeu uma injeção de anestésico local em tratamentos odontológicos.

Como ocorre a parestesia?

Na odontologia é comum encontrar casos de parestesia em pacientes que foram submetidos à exodontias (extrações), principalmente em terceiros molares inferiores (sisos), onde estruturas nobres, como os Nervos Lingual, Alveolar Inferior e Bucal, estão presentes e próximos à área da cirurgia, ocorrendo inclusive situações em que há um contato íntimo entre o nervo e as raízes do dente a ser extraído. Qualquer movimento brusco, um toque no nervo ou apenas o fato da remoção e descompressão com a retirada do dente de dentro do osso alveolar, pode-se levar a uma parestesia.

Qual o tratamento para a parestesia?

Na literatura não há nenhum tipo de tratamento específico para as parestesias, e sim apenas aguardar para que com o tempo o nervo afetado volte a sua normalidade. Comumente profissionais que atuam na área de cirurgia bucal costumam assistir seus pacientes com uma terapia medicamentosa a base de complexo B e estimulação do nervo através de aplicações de Laser, que em alguns estudos comprovou-se a eficácia na redução do tempo de retorno da parestesia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *