PERIODONTO E DOENÇA PERIODONTAL

O que é periodonto?

É o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz ao osso. 

O que é doença periodontal? É a mesma coisa que gengivite?

A doença periodontal é um processo inflamatório crônica que atinge o periodonto e pode levar à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

Apesar de ser provocada por bactérias, a maior parte dos danos causados por ela deve-se à destruição dos tecidos por agentes do próprio organismo, gerados durante a resposta a essas bactérias. A maioria da população adulta sofre de algum tipo de doença periodontal. Atualmente, considera-se cinco os tipos de doença periodontal:

  1. Gengivite, forma mais branda e reversível, que afeta apenas as gengivas;
  2. Periodontite crônica, a forma mais freqüente, em que há envolvimento de tecido ósseo;
  3. Periodontite agressiva;
  4. Periodontite como manifestação de doença sistêmica;
  5. Periodontites necrosantes.

Como posso saber se já tenho essa Doença?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenção de alimentos, inchaço etc. Seu dentista deve examiná-lo com freqüência adequada (a cada 6 meses) para avaliar o estado de saúde de dentes e gengivas. Para examinar adequadamente as gengivas é fundamental, além do exame clínico e visual, realizar a sondagem como o auxílio de uma sonda periodontal. Recursos como radiografias periapicais e interproximais também são de grande valor para um exame adequado.

Ao perceber o sangramento durante o uso do fio dental, devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de remove-las.

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente, porém como coadjuvante ao tratamento e melhorar as condições de recuperação do paciente o dentista em alguns casos indica a utilização de antibióticos.

Como o tratamento é realizado pelo cirurgião-dentista?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através da raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda a área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente?

Não, sempre ficam seqüelas, com a exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como seqüelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com conseqüente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

Qual a relação da doença periodontal com outras doenças?

O estudo da inter-relação entre doença periodontal e outras doenças e condições sistêmicas é relativamente recente (cerca de uma década) e foi denominado de Medicina Pariodontal. A natureza desta relação não é totalmente clara ainda, mas parece ser explicada pela característica crônico-inflamatória da doença periodontal. O organismo, buscando defender-se da invasão bacteriana, produz uma resposta inflamatória tal que gera o aumento sistêmico de alguns componentes, acabando por tornar-se mais suscetível a outras doenças. Diversas doenças têm demonstrado relacionar-se com a doença periodontal. Pode-se citar as doenças vasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, diabetes e nascimento de bebês prematuros de baixo peso. O fumo é outra condição amplamente estudada cuja interferência sobre a saúde bucal é marcantemente negativa. Pessoas que fumam podem ter até seis vezes mais risco de desenvolver doença periodontal. Outras condições que estão também sob investigação são doenças pulmonares, osteopenia/osteoporose e doenças reumáticas.

 Como posso evitar que a doença periodontal provoque danos à minha saúde?

Ainda não se pode definir, com exatidão, a extensão nem a natureza dessa interferência da doença periodontal em outras doenças. Assim sendo, não se sabe ao certo se a doença periodontal apenas aumenta o risco para certas doenças ou vice-versa, ou ainda se todas as doenças e condições, inclusive doença periodontal, são provocadas por um fator comum, por exemplo, genético. Sabe-se que, se você tem periodontite, você pode ter maior risco de desenvolver outras doenças, sendo imprescindível manter a saúde periodontal sob controle. De forma inversa, quando já há a presença de uma dessas doenças (cardiopatia, diabetes etc.), é importante realizar um controle rígido da saúde periodontal para que a doença preexistente possa ser devidamente controlada. Hoje em dia é cada vez maior o número de médicos que recomenda uma visita ao dentista como parte do protocolo de tratamento de cardiopatias e diabetes. Consultas ao dentista ou periodontista devem ser realizadas com freqüência adequada para cada indivíduo, definida pelo dentista, de acordo com a necessidade médica e odontológica do paciente. Controles odontológicos bem ajustados são grandes instrumentos para aquisição de saúde e qualidade de vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *